Dalmir Souza: Pomba Véia da Paz - A Crítica Visual por Trás Deste Cartoon
Olá a todos! Sejam bem-vindos de volta ao DALMIR SOUZA DESENHOS. O trabalho de hoje é uma reflexão visual que intitulei “Pomba Véia da Paz”. Como cartunista, meu objetivo é muitas vezes usar o humor e o exagero para tocar em temas sérios, e esta peça é exatamente isso. Ela nasceu de uma inspiração para exposição de cartoons na SERVIA, cujo o tema está atrelado a “PÁSSAROS” como estamos vivendo dias cruéis disputas territoriais, ou seja, está em incursão a “GUERRA DA UCRÂNIA X RÚSSIA e a mais ressente entre ISRAEL e a PALESTINA, sendo que por muito tempo se utilizou a POMBA BRANCA como símbolo de Paz.
A intenção foi expor que o símbolo pode ser meramente gráfico e que pouco ou nada contribuiu para a evolução do término do conflito armado. Quer ver como cheguei a esse resultado? Continue lendo!
O Processo Criativo e a Técnica
Para criar a “Pomba Véia da Paz”, utilizei uma técnica mista, que combina o toque manual com a finalização digital.
Esboço Inicial: Comecei o trabalho no papel A4 simples (sulfite) com um lápis comum para esboçar e posicionar os elementos do trabalho. O desafio foi dar ao personagem uma expressão de cansaço, exagerando as olheiras e o pescoço flácido, e que este tipo de mensageiro da paz já está em desuso “APOSENTADO”.
Digitalização e Arte Final: Mantive o contorno a lápis deixando amostra os rabuscados da criação e escaneei o esboço e importando-o para o software INKSCAPE pra adicionar alguns itens que considerei importante dentro da composição e a coloração realizada na ferramenta GIMP, é importante citar que as duas ferramentas são gratuitas (free).
Cores e Textura: Usei a paleta de cores frias e escuras e para simbolizar o ato da guerra, as cores cinza, azul e o verde predominaram para inserir clima de desolação e depressão acentuada pelo que o personagem (pomba) estaria vivendo naquele ambiente pesado (caos). A textura, suja foi adicionada usando o pincel e o spray em conjunto com a borracha adicionando varias espessuras e transparências para reforçar a sensação de desgaste moral do personagem.
Todo o processo levou aproximadamente 2 dias inteiros e é um ótimo exemplo de como a arte digital pode complementar o traço tradicional.
Dicas importantes
Ao criar personagens que transmitam emoções complexas, como eu fiz aqui, uma dica é: estudar o movimento e expressões do personagem, ou usar cores complementares e analisar os sombreamentos e direção de LUZ (importante). O exagero, quando bem aplicado, é a chave para o cartoon de sucesso!
Espero que tenham gostado da análise por trás desta charge. Lembrem-se que o desenho é uma forma de diálogo. O que este cartoon faz você pensar? Deixe seu comentário abaixo!
Para ver mais trabalhos na categoria clique no marcador ou nos botões de categorias no menu principal!








